Pesquisar este blog

18/02/2014


Neknomination ou think different?

O imperativo do gozo espalha-se e infiltra-se criativamente nas redes sociais, tornando-se parte do dia a dia de todos. Jeu d´alcool – jogo do álcool – o mais novo jogo anglo-saxão, batizado de “neknomination”, tão em voga entre os jovens das mais variadas idades, já levou à morte quatro participantes. De que se trata? 

Neknomination”, neologismo proveniente da expressão “neck your drink” - “um drinque goela abaixo”-, é um jogo cuja regra principal determina que o participante poste um vídeo no Facebook no qual engole de uma só vez uma bebida alcoólica e o envie a um ou mais amigos, incitando-os a fazerem o mesmo.

Iniciado em 2014, Neknomination testemunha incontáveis ‘gosto, like, j’aime’ dos mais variados internautas que postam vídeos, traçando seus drinques, goela abaixo, em situações as mais inusitadas, entrando a cavalo numa loja, por exemplo.  O ministro das comunicações da Irlanda, embora tenha exigido que Facebook retirasse as páginas relacionadas ao jeu d´alcool, obteve resposta negativa da rede social mais famosa do planeta cujo objetivo é manter-se livre, protegendo os conteúdos compartilhados por seus usuários.

Em contrapartida ao jogo considerado mortal, para surpresa do mundo globalizado nas redes sociais, surge um novo imperativo de gozo – o pense diferente -  think different! Julien Voinson, ao receber seu convite para participar do Neknomination, barra esse gozo desenfreado, postando um vídeo no qual compra hamburgers e água para desabrigados. Voinson ‘nomeia’ três amigos e com eles compartilha seu vídeo, também inusitado. Assim começou o que agora é chamado de smartnomination; um desafio, um convite a fazer algo útil e inteligente, vindo de um amigo – uma reinvenção que literalmente muda a regra do jeu d´alcool!

Cliquem em Julien Voinson: vídeo youtube e tirem suas conclusões.

Cláudia Aldigueri Rodriguez

16/02/14

 

 

Nenhum comentário: